Espírito de Assis - 25 anos

 (1986 – 2011) - 25º Aniversário

Na sua Mensagem para o Dia Mundial da Paz de 2011, Liberdade religiosa, caminho para a paz, o Papa Bento XVI fez já referência a esta iniciativa de oração e reflexão de todas as religiões em favor da paz para a humanidade:

Em 2011, tem lugar o 25º aniversário da Jornada Mundial de Oração pela Paz, que o Venerável Papa João Paulo II convocou em Assis em 1986. Naquela ocasião, os líderes das grandes religiões do mundo deram testemunho da religião como sendo um factor de união e paz, e não de divisão e conflito. A recordação daquela experiência é motivo de esperança para um futuro onde todos os crentes se sintam e se tornem autenticamente obreiros de justiça e de paz.

E foi na saudação do Angelus de 1 de Janeiro de 2011 que o Papa anunciou a sua intenção de renovar esta iniciativa:

No próximo mês de Outubro, irei como peregrino à cidade de são Francisco, convidando os irmãos cristãos das diferentes confissões, os expoentes das tradições religiosas do mundo e, idealmente, todos os homens de boa vontade, a unir-se neste caminho com o objectivo de recordar aquele gesto histórico desejado pelo meu Predecessor e de renovar solenemente o empenho dos crentes de cada religião a viver a própria fé religiosa como serviço para a causa da paz. Quem está a caminho rumo a Deus não pode deixar de transmitir paz; quem constrói a paz não pode deixar de se aproximar de Deus. Convido-vos a acompanhar desde já esta iniciativa com a vossa oração.

A Família Franciscana tem procurado manter viva esta iniciativa que ficou vulgarmente conhecida pelo Espírito de Assis. Assim, a Conferência da Família Franciscana enviou já uma breve carta a convidar-nos para celebrarmos este aniversário:

Caros irmãos e irmãs,

Que Senhor vos conceda a Paz!

Durante mais de um ano, a Conferência da Família Franciscana (CFF) tem discutido sobre o modo de comemorar o 25° Aniversário do Dia Mundial de Oração pela Paz, que aconteceu em Assis em 27 de Outubro de 1986. Tendo como base a celebração, João Paulo II tornou popular o evento do Espírito de Assis. Este gesto tem inspirado grandes esforços na busca de promover a paz e o diálogo, pelo menos, durante um quarto de século. Gostaríamos de reforçar o nosso compromisso com a paz e o diálogo, encorajando toda a Família Franciscana a celebrar esse importante aniversário.

(…) Convidamos toda a Família Franciscana a se preparar para celebrar este importante aniversário. Estamos conscientes de que, durante vários anos, muitos de vós já tendes promovido celebrações anuais em memória deste evento e gostaríamos de encorajar a sua continuidade.

(…) Irmãos e irmãs, o legado de Francisco e Clara guiaram o Santo Padre a escolher Assis como o lugar do evento original, tornando-se conhecido como O Espírito de Assis. Rezemos para que, durante a celebração deste aniversário, possamos ser inspirados a renovar o espírito dos nossos Santos Fundadores, que nos conduz a curar as feridas que afligem o mundo hoje. Que a celebração do 25° aniversário do Espírito de Assis possa ajudar-nos a revitalizar a nossa vida e os nossos trabalhos. Como Francisco e Clara, possamos oferecer testemunho e serviços vibrantes na construção de um mundo mais justo e pacífico.

O programa do ENCONTRO INTER-RELIGIOSO em Assis, a 27 de Outubro de 2011, será o seguinte:

- Viagem de comboio de Roma para Assis, com o Papa e as delegações convidadas

- Basílica de Santa Maria dos Anjos: Momento de comemoração dos encontros anteriores e de aprofundamento do tema deste novo encontro

- Refeição simples, no espírito de estar juntos em fraternidade e em união com tantos homens e mulheres que não conhecem a paz

- Tempo de silêncio, de reflexão e oração

- Caminhada até à Basílica de S. Francisco, peregrinação em silêncio para simbolizar o caminho da humanidade na busca assídua da verdade, da justiça e da paz

- Momento conclusivo da Jornada, junto à Basílica de S. Francisco, com renovação solene do Compromisso comum pela Paz.

(Para mais informações ver: http://spiritodassisi.wordpress.com/portugues)