Aqui encontrará algumas das novidades da Editorial Franciscana. Poderá aceder ao site e fazer encomendas em http://www.editorialfranciscana.org

_________________________________________________________________________

A intuição evangélica de São Francisco

Autor: Giacomo  Bini

O que faz com que a espiritualidade franciscana, passados oito séculos, continue atual? A resposta deve ser bem pensada e simples ao mesmo tempo. Francisco teve a graça e a coragem de viver o Evangelho de Jesus com toda a frescura e radicalidade; e teve também a graça e a capacidade de perceber as aspirações dos homens e mulheres dos eu tempo. Esta dupla intuição de Francisco marcou os seus Escritos e sobretudo a sua vida. Esta dupla intuição é, hoje também, a chave para entender a espiritualidade franciscana. Giacomo Bini ajuda-nos a descobrir a intuição evangélica de Francisco, partindo do Evangelho e duma leitura atenta dos sinais dos tempos.

 Figuras Franciscanas

Autor: Bento XVI

Francisco de Assis foi o renovador da Igreja do seu tempo. A sua simplicidade, a sua humildade, a sua fé e o seu amor a Cristo, a sua bondade para com todas criaturas fez dele um modelo para os cristãos de todos os tempos. Ao longo dos séculos muitos homens e mulheres se sentiram motivados pelo seu exemplo. Nesta obra apresentamos as catequeses de Bento XVI sobre alguns das figuras mais importantes dos primeiros séculos franciscanos: S. Francisco, Santo António de Lisboa, S. Boaventura, Beato Duns Escoto, Santa Clara de Assis, Santa Ângela de Folinho, Santa Isabel da Hungria, Santa Verónica Juliani, Santa Catarina de Bolonha e Santa Catarina de Génova.

Novena de Santa Clara

Autor: Fr. José António Correia Pereira

Clara de Faverone nasceu nos fins do século XII, em Assis, de uma das mais nobres, ricas e poderosas famílias da cidade. Foi batizada na pia batismal da catedral de São Rufino, onde treze anos antes tinha sido baptizado S. Francisco. Foi a primeira irmã e seguidora de Francisco, e deu um rosto feminino ao movimento franciscano do qual os dois são fundadores. S. Francisco chamava­‑lhe “irmã cristã”. Estamos a celebrar os oitocentos anos da fundação da Ordem de Santa Clara. Esta novena ajuda-nos a aprofundar a sua espiritualidade.

 

João Paulo II e o Carisma Franciscano

Autor: João Paulo II

Com este volume queremos prestar homenagem ao Beato João Paulo II e agradecer as inúmeras mensagens que dirigiu à Família Franciscana ao longo do seu pontificado, onde sublinha alguns traços da tradição franciscana: o amor apaixonado a Cristo pobre, expressa numa participação o mais perfeita possível da condição dos humildes; o desa­pego radical aos bens deste mundo, maravilhosamente unido a um amor familiar à criação, na qual o irmão Fran­cisco vivia como em casa própria; o apego à vida fraterna, pela partilha em comum dos dons de cada qual, numa obediência total e alegre; o culto à Eucaristia, inseparável do anúncio do Evangelho; a ternura pela santa humanidade de Cristo e a fé sem mácula na sua divindade e na sua eterna Realeza.

 

Santas da Idade Média

Autor: Bento XVI

Foram muitos os carismas que ao longo da história o Espírito Santo concedeu às mulheres na Igreja. Neste volume, o Papa Bento XVI apresenta a figura de santas que marcaram a espiritualidade da Idade Média. São elas: Hildegarda de Binguen, Clara de Assis, Matilde de Hackeborn, Gertrudes, Ângela de Folinho, Isabel da Hungria, Brígida da Suécia, Margarida d’Oignt, Catarina de Sena, Juliana Norwich, Catarina de Bolonha, Catarina de Génova, Santa Joana d’ Arque.